Rafaella Carrà: a pop star italiana que ensinou à Europa a alegria do sexo

Author : maradona10
Publish Date : 2021-02-08 04:50:45


Rafaella Carrà: a pop star italiana que ensinou à Europa a alegria do sexo

No início de Explota Explota, uma nova comédia musical de jukebox ítalo-espanhola ambientada no final da ditadura de Franco na Espanha dos anos 1970, a funcionária do aeroporto Maria faz uma entrega em um estúdio de TV quando chama a atenção de Chimo, o diretor de um show de variedades. Quando ela diz que não é dançarina, ele responde: “Nenhuma dançarina com sangue correndo nas veias pode resistir a esse ritmo”

Ele interpreta Bailo Bailo, um sucesso da estrela pop italiana Raffaella Carrà, que, além de se tornar uma das personalidades mais conhecidas em sua Itália natal, acabou se tornando uma sensação no mundo de língua espanhola do século 20. Onde a Suécia teve Abba, a Itália teve Carrà, que vendeu milhões de discos em toda a Europa. Com certeza, Maria não consegue resistir a Bailo Bailo e Chimo a contrata.

Explota Explota — intitulado My Heart Goes Boom! em inglês, dirigido por Nacho Álvarez, e atualmente em turnê pelo circuito de festivais de cinema — homenageia os sucessos de Carrà, mas não é um filme biográfico: suas canções são interpretadas durante o show de variedades ficcional Las Noches de Rosa e usadas durante a narração como personagens navegue em suas vidas. O filme reflete a mudança de visão sobre relacionamentos, sexualidade e entretenimento em um país católico: um dos principais campos de batalha é o quão altas as bainhas das saias das showgirls podem ir e como os decotes podem cair antes que uma flor falsa seja colocada eles por uma questão de modéstia.

A partir da década de 1950, Carrà era uma delícia tripla que podia cantar, dançar e atuar igualmente bem, e ela teve uma influência incomparável na música e cultura pop italiana (o inglês não foi sua primeira língua de apresentação, o que a tornou uma figura de culto no REINO UNIDO). Tecnicamente falando, a Itália tinha muito mais cantores vocais, que combinavam alcance com talento dramático: Mina, uma mezzo-soprano virtuosa; Milva, conhecida como Milva “a Vermelha” por causa de suas inclinações políticas e juba impetuosa, celebrada por interpretações de Brecht e Weill; Patty Pravo, uma contralto andrógina; e Giuni Russo, que sublimava a técnica operística em pop, com alcance de cinco oitavas. Carrà ultrapassou todos eles.

Quando, em 1968, a cultura jovem se tornou mais politizada e seus colegas se reuniram em protesto, Carrà viajou para a América e assistiu ao musical Hair todas as noites durante um mês. Ela voltou para casa com a convicção de que o entretenimento italiano precisava de uma sacudida de energia. “Ela foi o primeiro ícone pop, mas as donas de casa sempre gostaram dela. Ela revolucionou o entretenimento na TV ”, escreveu a jornalista Anna Maria Scalise em 2008. A própria Carrà disse em 1974:“ Eu não obtenho minha inspiração de ninguém: eu falo para crianças, para pais que assistem esportes, para esposas, então para italianos que assistem TV famílias.”

Seu ponto forte foi o show de variedades italiano, que apresentava sequências de canto e dança inspiradas na Broadway. Ela ganhou fama pela primeira vez durante a edição de 1970 do programa de variedades Canzonissima, onde foi co-apresentadora: o show conectou suas canções originais diretamente em seus números de dança e música. Ela cantou e dançou os créditos de abertura, a fanfarra Ma Che Musica Maestro, usando um conjunto de duas peças completo com um top crop — a primeira vez que alguém ousou expor seu diafragma em rede nacional. O Vaticano e a direção conservadora da RAI, a estação de TV italiana onde Canzonissima foi transmitida, ficaram escandalizados. “A rainha de mais ou menos” foi como o apresentador de TV Maurizio Costanzo a criticou.

No entanto, foi recontratada no ano seguinte, quando, com o dançarino Enzo Paolo Turchi, interpretou a canção jazzística Tuca Tuca: um intérprete toca o outro em diferentes partes do corpo à medida que a música avança. Eles tiveram que filmar de frente para a câmera para mostrar às famílias italianas que não estavam se acariciando ou apalpando. A música é notável por seu foco na agência feminina. “Ti voglio”, ela canta — eu quero você — e depois “L’ho inventato io”: Eu inventei essa dança.

O público em geral ficou feliz por ter coreografias que não exigiam muita proficiência, mas os censores interromperam a rotina após a terceira vez que a executaram. O astro do cinema italiano Alberto Sordi salvou o dia, exigindo que, após sua aparição em Canzonissima, eles restabelecessem a dança, cimentando seu sucesso mainstream. Mesmo assim, a imprensa ainda classificou Carrà como uma maravilha de um só golpe, equiparando-a ao champanhe que acabou.

Carrà não parava de efervescer, no entanto. Ela usava macacões proto-glamourosos com recortes, capas, strass, penas e cinturas cintadas (recentemente objeto de uma exposição de museu) com um top loiro que faz Anna Wintour parecer monótona, mas o que a diferencia de outras guloseimas triplas era uma combinação de sex appeal e acessibilidade. Ela ensinou às mulheres que ter arbítrio no quarto não era escandaloso, que não há problema em se apaixonar por um homem gay e que nem todos os relacionamentos são exatamente saudáveis. “Acho que Raffaella Carrà fez mais para libertar as mulheres do que muitas feministas”, disse o artista Francesco Vezzoli, curador da TV 70, uma exibição da televisão italiana dos anos 1970 para a Fondazione Prada em 2017.

Em 1976, ela cantou seu grande sucesso internacional A Far l’Amore Comincia Tu (seja aquela que inicia o sexo), um apelo para que as mulheres façam seus amantes compreenderem o que desejam na cama. Na versão em inglês, a única entrada de Carrà na parada de singles do Reino Unido, no 9º lugar, ela incentiva as mulheres a “Faça isso, faça novamente”. Em espanhol, a letra é traduzida como “apaixonado, iniciar é tudo”, mas na Alemanha a mensagem foi distorcida: o cantor Tony Holiday transformou a letra atrevida original em um convite manso para dançar. Você deve estar familiarizado com a versão de Carrà: é em um episódio de Doctor Who, e Jep Gambardella, o personagem central do filme de Paolo Sorrentino, A Grande Beleza, dança um remix frenético disso em sua festa de aniversário.

Curiosamente, A Far L’Amore Comincia Tu foi lançada ao lado de Forte Forte, uma balada com a mensagem oposta: ela adora ser submissa em um relacionamento cheio de sexo violento. Carrà reconhece que o prazer pode vir de assumir a liderança e de ser liderado.

Estatisticas

Fonte de dados



Category : news

The Real Estate Investing Guidelines To Follow

The Real Estate Investing Guidelines To Follow

- If you thought you were going to just make the decision to be a real estate investor without much knowledge, then youre better off forgetting the venture. However, if youre excited about doing it and


Electrically Conductive Tapes Market Size, Key Players, Development by 2026

Electrically Conductive Tapes Market Size, Key Players, Development by 2026

- Global Electrically Conductive Tapes Market Report 2019 to 2026


Home Office Furniture Market Report | 2027 Industry Outlook

Home Office Furniture Market Report | 2027 Industry Outlook

- Global Home Office Furniture Market Research Report - Industry Analysis, Size, Share, Growth, Trends and Forecast Till 2027


Internet Marketing: Tips, Tricks, Techniques And Strategies You Need

Internet Marketing: Tips, Tricks, Techniques And Strategies You Need

- https://www.homesimprovements.net/2020/12/19/bridesmaid-dresses/